Notícias

Da Esquerda para a Direita, Vilmar Cordeiro Vasques, Jurandir Ferreira de Andrade e José Carlos Floriano os 3 únicos Certificados no Modulo 1 Kata Obrigatórios do 1º Curso de Kata Shoto-Kan.

Culminando com Avaliação Final dos Alunos, encerrou-se no último sábado, 11/02/2017, o Módulo 1 - Os Kata Obrigatórios (Shitei Kata), 1º Curso de Kata Shoto-Kan – Padronização.

Dos quarenta inscritos originalmente e sete dos que se apresentaram para a Avaliação Final, somente três foram aprovados, ou seja, um percentual de aprovação de 7,5% dos inscritos e de 42,86% dos examinados.

O Módulo 1 do Cukashoto, como também e conhecido, durou dois anos com aulas bimestrais e com "lição de casa": treinar ao longo dos dois meses o Kata ensinado para apresentação na aula seguinte.

O Curso que foi instituido pela Federação Paulista de Karate e recebeu alunos de diversas partes do Brasil, baseou-se no Sistema Ekado de Ensino e Prática, o método da Escola de Karate-Do do Brasil e foi ministardo pelo Prof. Ennio Vezzuli.

A FPK junto com a Escola, considerando deterioração dos Kata ocorridas nas últimas décadas pela falta de conhecimento profundado e pela ênfase dada a estética e ao espetáculo pelos Campeonatos em detrimento da efetividade original dos Kata Shoto-Kan, e, também considerando que os Katas são ao mesmo tempo o tradicional Sistema de Registro, Ensino e Treinamento do Karate-Do, objetivou com este evento: 1. Preservar a tradição, a essência e a efetividade original da escola Shoto-Kan, eliminando alegorias, coreografias e movimentos supérfluos ou exagerados; 2. Capacitar instrutores e Karate-Kas de alto nível para a correta transmissão dos Katas Shoto-Kan e, finalmente, 3. Adaptá-los para as competições atuais sem a perda do Conhecimento e da Prática Original.

"Um Kata não é o mesmo que o outro com diferentes movimentos. Cada kata tem uma proposta, ou seja, características e objetivos próprios, fisicos, técnicos e mentais, e seguem uma progressão pedagógica para desenvolver o Karate-Ka. Sem conhecer e observar estas diretrizes o treino de Kata é Ineficiente."  – Ennio Vezzuli

A avaliação consistiu na Execução, Compreenção e Aplicação Prática (Bun-Kai) de alguns movimentos críticos de cada Kata, sendo que o examinado teve que fazer seis Kata: dois de livre escolha, dois sorteados e dois indicados pelo examinador, não podendo nenhumser repetido. Ao fim da avaliação certificaram-se:

• José Carlos Floriano, de Itapetininga, SP.
  • Jurandir Andrade, de São Paulo, SP.
  • Vilmar Cordeiro Vasco, de Luís Eduardo Magalhães, BA.

Veja todas as fotos do Curso e da Avaliação Final no link https://www.flickr.com/photos/escoladekaratedodobrasil/.

A FPK e a Escola de Karate-Do do Brasil parabenizam os aprovados e espera que os ensinamentos sejam passados adiante.

Oss!